Vou organizar assim: colocando o poster do filme da primeira versão se for o caso e da segunda, a capa do livro da primeira e da ultima edição no idioma original, com um resumo básico.
O Retrato de Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray (no original em inglês, The Picture of Dorian Gray) é um romance publicado por Oscar Wilde, considerado um dos grandes escritores irlandeses do século XIX. Foi publicado inicialmente como a história principal da Lippincott's Monthly Magazine em 20 de junho de 1890 . Wilde depois reviu, alterou e ampliou essa edição, que foi publicada como a versão mais tarde por Ward, Lock e Company em abril de 1891.
O romance, de forte cariz estético, conta a história fictícia de um homem jovem chamado Dorian Gray na Inglaterra aristocrática e hedonista do século XIX, que torna-se modelo para uma pintura do artista Basil Hallward. Dorian tornou-se não apenas modelo de Basil pela sua beleza física (um "Adónis que se diria feito de marfim e pétalas de rosa"), mas também tornou-se uma fonte de inspiração para outras obras e, implicitamente no texto, uma paixão platónica por parte do pintor. Mas o seu retrato, que Basil não quer expor por ter colocado "muito de mim mesmo", foi sua grande obra-prima.

Mais nova edição em inglês.

Primeira edição em Junho de 1890.
Primeira versão para o cinema.

O mais novo filme que chega este
ano nos cinemas do Brasil.
As Crônicas de Nárnia
As Crônicas de Nárnia é uma série de sete romances de fantasia para crianças escrito por Clive Staples Lewis ou C.S. Lewis como é conhecido. É considerado um clássico da literatura infantil e é a obra mais conhecida do autor, tendo vendido mais de 100 milhões de cópias em 47 idiomas. Escrito por Lewis entre 1949 e 1954, ilustrado por Pauline Baynes e publicado em Londres, entre Outubro de 1950 e Março de 1956, As Crônicas de Nárnia foi adaptada diversas vezes, completo ou em parte, por rádio, televisão, teatro e cinema. Além de inúmeros temas cristãos tradicionais, a série toma emprestado personagens e ideias da mitologia grega e romana, bem como dos tradicionais contos de fadas britânicos e irlandeses.
Como são ao todo 7 cronicas e é melhor que você leia tudo para entender melhor a história, você tem a opção do volume único em português que eu li e recomendo, vem com algumas ilustrações de mapas, com certeza é a melhor alternativa para saber mais sobre este universo narniano.

Aqui vão os filmes que já tiveram sua versão para o cinema.
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
O Leão, a Feiticeira eo Guarda-Roupa, concluído no final de Março de 1949 e publicado por Geoffrey Bles em Londres, em 16 de Outubro de 1950, conta a história de quatro crianças normais: Peter, Susan, Edmund e Lucy Pevensie. Eles descobrem um guarda-roupa na casa do professor Digory Kirke, que vai para a terra mágica de Nárnia. As crianças Pevensie ajudam Aslan, um leão falante, salvar Nárnia da Feiticeira Branca, que reinou sobre o reino de Nárnia por um século de inverno perpétuo. As crianças tornam-se reis e rainhas desta terra e estabelecem a Era de Ouro de Nárnia, deixando um legado a ser redescoberto em livros posteriores.
![]() |
Primeira edição em inglês |
![]() |
Primeira versão para o cinema nos anos 80 |
![]() |
Versão lançada no Brasil em 09 de Dezembro de 2005 O Príncipe Caspian |
Completado após o Natal, em Dezembro de 1949 e publicado 15 de Outubro de 1951, Príncipe Caspian: O Retorno a Nárnia conta a história da viagem das crianças a Nárnia. Eles são atraídos de volta pelo poder do chifre de Susana, soprados por "Príncipe Caspian" para pedir ajuda na hora de necessidade. O seu castelo está em ruínas e tudo mudou os homens dominam Nárnia e o povo de Nárnia (minotauros, anões, animais que antes falavam...) vivem escondidos. Caspian tinha fugido para a floresta para escapar de seu tio, Miraz, que havia usurpado o trono. As crianças a partem de novo para salvar Nárnia.
![]() |
Primeira edição em inglês |
![]() |
Versão para o cinema lançada no Brasil em 30 de Maio de 2008 |
A Viagem do Peregrino da Alvorada
A Viagem do Peregrino da Alvorada foi iniciada em janeiro, concluída em Fevereiro de 1950 e publicada em 15 de setembro de 1952, a viagem de volta a Nárnia de Edmundo e Lúcia Pevensie, juntamente com seu primo pedante, Eustáquio Mísero, à Nárnia. Uma vez lá, eles se juntam a viagem de Caspian no navio Peregrino da Alvorada para localizar os sete lordes que foram banidos pelo Rei Miraz, quando assumiu o trono. Esta perigosa viagem os leva e muitas maravilhas e a perigos que levam eles a navegarem em direção ao país de Aslam no fim do mundo.
![]() |
Primeira edição em inglês 1952 |
![]() |
Será lançado dia 10 de dezembro no Brasil. |
0 comentários: